As Leituras







Livro: As veias abertas da América Latina
Eduardo Galeano



"As veias abertas da América Latina" vendeu milhões de exemplares em todo o mundo. Com seu texto lírico e amargo a um só tempo, Galeano sabe ser suave e duro, e invariavelmente transmite, com sua consagrada maestria, uma mensagem que transborda humanismo, solidariedade e amor pela liberdade e pelos desvalido"


Editora: L&pm
Autor: Eduardo Galeano
Número de páginas: 392
Ano: 2010


--

Livro: Zen e a Arte da Manutenção de Motocicletas
Robert M. Pirsig





"Este livro é a narrativa de uma viagem feita por um homem e seu filho durante as férias de verão e tem por tema a vida." Livraria Cultura

Editora: WMF Martins Fontes
Autor: Robert M. Pirsig
Número de páginas: 456
Ano: 2009


----

Livro: A segunda vez que te conheci
Marcelo Rubens Paiva



"Raul, protagonista de 'A segunda vez que te conheci' sempre amou sua profissão - a de repórter de uma conceituada revista. No campo amoroso, ele também sempre soube o que queria. Acontece que a vida tinha outros planos para Raul. Primeiro, ele perdeu sua segunda mulher. Em seguida, um sujeito com metade da sua idade o mandou embora da publicação onde trabalhava há anos. O vazio de sua existência, porém, foi rapidamente preenchido por mini-saias, decotes, batons chamativos, celulares que não ficam segundos sem tocar e moças que passaram a ser as suas 'meninas'. Ele virou o 'homem' delas. Leia-se - o seu cafetão."


Editora: Objetiva
Autor: Marcelo Rubens Paiva
Número de páginas: 192
Ano: 2008


--
Livro: A Alma Imoral
Nilton Bonder



"Reconstruindo os significados de 'corpo' e 'alma', Nilton Bonder procura contrapor o conceito de alma imoral do texto bíblico ao animal moral da psicologia evolucionista. O autor defende que o corpo que preserva e a alma que trai são responsáveis pelo processo de reprodução. A intenção do autor é transportar o leitor para um campo de batalha milenar onde o traído troca de lugar com o traidor, o santo com o marginal, o corpo com a alma."


Editora: Rocco
Autor: Nilton Bonder
Número de páginas: 135
Ano: 1998

--
Livro: O estrangeiro
Albert Camus

"Este livro traz a história de um argelino que trabalha num escritório em Paris e, em consequência de situações absurdas, mata um árabe." Livraria Cultura


Editora: Record
Autor: Albert Camus
Número de páginas: 126
Ano: 1997







Livro: Alice no país das maravilhas
Lewis Carroll



Quando decidiu seguir um coelho que estava muito atrasado, Alice caiu em um enorme buraco. Só mais tarde descobriu que aquele era o caminho para o País das Maravilhas, um lugar povoado por criaturas que misturam características humanas e fantásticas, como o Gato, o Chapeleiro e a Rainha de Copas - e lhe apresentam enigmas.

Editora:
Autor: Lewis Carroll
Número de páginas: 145


Filme: A menina no país das maravilhas
(Phoebe is Wonderland)


Sinopse: Phoebe é uma menina rejeitada pelos seus colegas de classe, que deseja mais do que tudo participar da peça de teatro da escola, "Alice no País das Maravilhas". Com o estresse do dia-a-dia, o comportamento de Phoebe piora cada vez mais, criando uma forte pressão em seus pais. Ambos tentam compreender e ajudar a filha, mas Phoebe se esconde em suas fantasias, confundindo realidade com sonho. A menina terá que encarar um duro processo, passando por uma incrível transformação.

Elenco: Felicity Huffman, Elle Fanning, Patricia Clarkson, Bill Pullman.
Direção: Daniel Barnz
Gênero: Drama
Duração: 96 min
Estreia: 2008

Nossos textos sobre: Alice (e A menina) no país das maravilhas.

----



Filme: O Clube da Felicidade e da Sorte
(The Joy Luck Club)


Elenco: France Nuyen, Lisa Lu, Diane Baker, Andrew McCarthy, Kieu Chinh, Tsai Chin, Ming-Na, Rosalind Chao, Tamlyn Tomita, Lauren Tom, Melanie Chang
Direção: Wayne Wang
Gênero: Drama
Duração: 139 min.
Distribuidora/Gravadora: Walt Disney
Estreia: 1993

Sinopse: A história de quatro senhoras de origem chinesa que vivem nos Estados Unidos e que formaram o clubinho chamado da Felicidade e da Sorte. Mostra-se suas vidas e de suas filhas.


Nossos textos sobre: O Clube da Felicidade e da Sorte.

 --
Livro: Felicidade Conjugal
Liev Tolstoi


'Publicada em 1859, quando o escritor tinha pouco mais de trinta anos, 'Felicidade conjugal' é talvez a primeira obra-prima de Lev Tolstói e prenuncia um tema que terá importância na vida do autor russo - o tema do desejo, neste caso apreendido do ponto de vista feminino.'

Editora: Editora 34
Autora: Liev Tolstoi
Número de páginas:
Ano: 1859

Nossos textos sobre: Felicidade Conjugal
--

Livro: Uma casa assombrada
Virginia Woolf


'Obra póstuma, Uma casa assombrada é uma coletânea de contos de Virginia Woolf organizada por seu marido, o editor Leonard Woolf. A notável escritora inglesa, falecida em 1941, aborda aqui alguns dos temas predominantes de sua obra - o tempo, as emoções e as raízes mais íntimas do nosso mundo interior.'

Editora: Nova Fronteira
Autora: Virginia Woolf
Número de páginas: 208
Ano: 1984


Nossos textos sobre: Uma casa assombrada.

--

Livro: Antes do Baile Verde
Lygia Fagundes Telles



'Livro de contos da escritora brasileira Lygia Fagundes Telles, publicado em 1970, considerado um dos livros mais relevantes na carreira da autora. O livro trata de temas como o adultério, a insatisfação conjugal, a loucura e a desmistificação dos papéis familiares, com personagens oriundos de famílias urbanas brasileiras de classe média que escondem dramas e conflito.'Wikipédia 
Editora: Companhia das Letras
Autora: Lygia Fagundes Telles
Número de páginas: 208
Ano: 2009

Nossos textos sobre: Antes do Baile Verde
--

Livro: Aquele dia junto ao mar
Karina Dias





'Aquele dia junto ao mar' acompanha a tumultuada história de amor de Duda, uma estudante de educação física que fica encantada por uma morena belíssima chamada Gabriela. Sem querer, ela descobre, no decorrer de sua tentativa de sedução, que a moça é uma garota de programa complicada e cheia de más companhias. A história se desenrola entre Copacabana e Santa Teresa, com todo o charme e os perigos do Rio de Janeiro.

Editora: Malagueta

Autora: Karina Dias
Número de páginas: 416
Ano: 2009

Nossos textos sobre: Aquele Dia Junto ao Mar
--

Filme: Minhas mães e meu pai 

The Kids Are All Right




Elenco: Julianne Moore, Annete Bening, Mark Ruffalo, Mia Wasikoskam, Josh Hutcherson
Direção: Lisa Cholodenko
Gênero: Drama
Duração: 101 min.
Distribuidora: Imagem Filmes
Estreia: Novembro/2010

Sinopse: Nic (Anette Benning) e Jules (Julianne Moore) têm um casamento estável, mas a relação é balançada quando seus filhos, Joni (Mia Wasikowska) e Laser (Josh Hutcherson), resolvem trazer Paul (Mark Ruffalo), o doador de esperma, para suas vidas. As coisas ficam mais complicadas a medida que a família tenta conhecer melhor esse 'estranho'.





Nossos textos sobre: 
Minhas mães e meu pai


--


Artigo: África, Mãe Negra Do Brasil Ou Apontamentos Para Uma Nova Consciência Multicultural.
Franck Pierre

Primeiro de um conjunto de cinco fascículos que compõe o curso 'Respeitar as diversidades e combater as desigualdades'. A tarefa a que ele se propõe é a de trazer-lhes reflexões históricas e atuais sobra a saga dos negros no Brasil e a produção ideológica das narrativas históricas. (Do artigo)


Editora:
Expressão Gráfica e Editora
Autor:
Franck Pierre Gilbert Ribard
Número de Páginas: 08
Ano: 2009


--

Livro: O diário Roubado
Régine Deforges



Em 'O Diário Roubado', Régine Deforges narra, em uma linguagem delicada, o desabrochar dos sentimentos e da sexualidade entre adolescentes. O cenário é uma cidadezinha do interior da França. Léone ama Mélie, sua amiga do colégio; mas também gosta de Jean-Claude, a situação fica difícil quando alguém rouba seu diário. (Skoob)
Editora: BestBolso
Autor: Régine Deforges
Número de Páginas: 137
Ano: 2007


Nossos textos sobre: O diário roubado.

--


Livro:
A cinza das horas 
Manuel Bandeira


'A Cinza das Horas é o primeiro livro de Manuel Bandeira. Marcado pelo tom fúnebre, traz poemas parnasiano-simbolistas. São poesias compostas durante o período de sua doença. Do ano em que o poeta adoece até 1917, quando publica A Cinza das Horas, é que se daria a etapa decisiva e a inusitada gestação de um dos maiores escritores da língua portuguesa.'


Editora: Nova Fronteira
Autor: Manuel Bandeira
Número de Páginas: 58

Nossos textos sobre: A cinza das horas


--
Palestra: Novas formas de sexualidade
Márcia Arán

Discussão sobre as problemáticas das novas modalidades de sexualidade, que colocam em pauta a fixidez das identidades sexuais.

Segue o link para o vídeo com a palestra na íntegra: www.cpflcultura.com.br


Palestra: Novas formas de sexualidade
Palestrante: Márcia Arán
Programa: Café Filosófico CPFL 
Ano: 2009

Nossos textos sobre: Sexualidade Contemporânea.
---

Livro: As belas imagens 
Simone de Beauvoir



O livro aborda um período crítico da vida de Laurence, uma publicitária da alta burguesia aparentemente bem-sucedida que, por uma série de contingências, começa a questionar seus valores. Através do texto, Beauvoir aprofunda uma série de reflexões, levando Laurence a reavaliar a idéia básica que norteou sua vida e que rege toda sua obra: "Querer-se livre é também desejar que os outros sejam livres". 

Editora: Nova Fronteira 
Autor: Simone de Beauvoir
Ano: 1966 
Número de Páginas: 144

Nossos textos sobre: As Belas Imagens

- -

Livro:
Para Francisco
Cristiana Guerra

 

Um homem tem morte súbita, dois meses antes do nascimento do seu único filho. Assim nasceu o blog "para Francisco", de Cristiana Guerra, que foi transformado neste livro.
Em seus textos, a publicitária mineira tenta entender e explicar dois sentimentos opostos e simultâneos vividos por ela, que ao mesmo tempo se transformou em viúva e mãe.

Editora: ARX
Autor: Cristiana Guerra
Ano: 2008
Número de Páginas: 192


Nossos textos sobre: Para Francisco.

---

Livro:
O Amor do Pequeno Príncipe
Antoine De Saint-exupery

Uma paixão perdida no tempo vem à tona por meio de cartas inéditas de Antoine de Saint-Exupéry (1900-1944) reunidas em 'O Amor do Pequeno Príncipe'. 

Repletas de ilustrações nunca antes vistas de seu personagem mais famoso, essas cartas, destinadas a uma mulher desconhecida, iluminam também a relação entre o autor e sua criação e retomam a mistura de doçura e melancolia que marcou sua obra prima.


Editora: Nova Fronteira
Autor: Antoine  de Sait-Exupery
Ano: 2009
Número de páginas: 32

Nossos textos sobre
: O amor do pequeno príncipe.

--

Filme: A Estrada 
The Road


Elenco: Viggo Mortensen, Robert Duvall, Charlize Theron, Kodi Smit-McPhee, Garret Dillahunt, Guy Pearce.
Direção: John Hillcoat
Gênero: Drama
Duração: 112 min.
Distribuidora: Paris Filmes
Estreia: 23 de Abril de 2010

Sinopse: Um evento cataclísmico atingiu a terra, devastando-a por completo. Milhões de pessoas foram erradicadas por incêndios, inundações, a energia elétrica se acabou e outras morreram de fome e desespero. Um pai e seu filho resolvem partir em uma longa viagem pela América destruída, em direção ao oceano, em uma épica jornada de sobrevivência nesse mundo pós-apocalíptico. Os dois devem permanecer unidos, contando com uma imensa força de vontade que mantém suas esperanças vivas, não importa a qual custo, para enfrentar todos os obstáculos, desde as condições adversas de temperatura até uma gangue de caçadores canibais.

Trailer:





Nossos textos sobre: A estrada.

---
Livro:
Cartas a um Jovem Poeta
Rainer Maria Rilke

'Cartas a um jovem poeta' é hoje uma das obras mais conhecidas do poeta alemão Rainer Maria Rilker, quer pela intensidade da vivência que o autor transmite ao jovem e ao leitor, quer pela sinceridade e simplicidade com que o mestre se dirige ao jovem desconhecido que o procurara com um grito de socorro.

Editora: L&PM
Autor: RAINER MARIA RILKE
Ano: 2006
Número de páginas: 91

Nossos textos sobre: Cartas a um Jovem Poeta.