O livro A segunda vez que te conheci conta a história de Raul, um jornalista viciado em trabalho e casado com Ariela. Certo dia, sabe-se lá Deus porquê, ela resolveu deixa-lo. Mas não é preciso muito esforço para entendê-la.
Após a fim do casamento, ele começou a namorar a melhor amiga de sua ex-mulher, uma moça chamada Fabi. Em pouco tempo, Fabi mudou-se para o apartamento de Raul. E, certa noite, após chegarem de uma sessão de cinema, ela o informou que ia embora. E pela segunda vez ele sente o agridoce* da separação.
Com duas separações e uma demissão no currículo, Raul mudou-se para um flat de um amigo e passou a agenciar prostitutas. Tornou-se um verdadeiro especialista em comércio sexual. E quando Ariela o reencontrou, ele já não era mais o mesmo. Acredito que nem ele sabia mais quem se tornara.
O autor foi feliz na escolha do título, ele desperta curiosidade, faz a narrativa parecer densa, mas achei a história de Raul é profundamente rasa. Surpreenderia mais se não houvesse um caráter tão “comum” a quase toda humanidade.