terça-feira, 23 de novembro de 2010

NO MERCADO 153

A (in)consciência sobre o racismo que infelizmente ainda existe na sociedade contemporânea foi o tema de discussão do último encontro do grupo Café com Leitura, realizado sábado, dia 20, no bar Mercado 153, no Shopping Guararapes, em Piedade.
Ana, Anna Flávia, Bárbara, Glenda, Manuela, Leusa e Lila debateram sobre o texto “África, Mãe Negra do Brasil ou Apontamentos para uma nova consciência multicultural”, indicado por Glenda. O dia foi duplamente especial: todas reunidas e também foi o Dia da Consciência Negra.


O texto-tema do debate é de autoria do sociólogo francês Franck Pierre Gilbert Ribard. Ele traz importantes reflexões sobre as relações estigmatizadas entre o Brasil e o continente africano. Ao lermos o material, paramos para pensar com mais atenção sobre o preconceito racial quando estudamos nossas verdadeiras raízes, as raízes africanas. A leitura, muito leve embora o tema seja espinhoso, pode levar-nos a uma conclusão bem resumida, sem querer ser minimalista: “Somos todos negros, sim”.

A discussão em torno do texto de Franck também suscitou uma outra que integra o nosso cotidiano: as cotas de negros nas universidades públicas. O assunto, provocado por Ana, gerou polêmica (que bom!). O grupo ficou dividido, ou semi-dividido em dois polos: cotas para negros ou cotas sociais? O que seria mais justo? Bom, a visão sobre essas e outras reflexões vamos conferir nos próximos dias, com as postagens das integrantes do grupo.

Próximo encontro:
Dia: 11/12
Tema: Cinema
Filme: Minhas mães e meu pai
Indicação: Manuela